Cipec Agropecuária - Faz. Mundo Novo - BR050, km125 - Cx.Postal 6006 - Uberaba/MG
CEP 38040-970 - E-mail: mundonovo@fazendamundonovo.com - Fone:(34)3359-0201


1878

divisor

Manuel Lemgruber (Manduca), um fazendeiro no Estado do Rio de Janeiro, encomendou os primeiros exemplares de bovinos (denominados Ongole) exóticos (oriundos da Índia), de cor branca ou acinzentada, altos e encorpados, com bastante couro e uma corcova proeminente acima da paleta. Nas décadas subseqüentes, Manduca e seus descendentes Flávio, Agostinho e Otácilio continuaram a criar e selecionar a raça, disseminando-a por todo país através de outros criadores, notadamente Pedro Marques Nunes.


1974

divisor

A Manah trouxe a linhagem Lemgruber para seu rebanho em Brotas (SP), quando adquiriu o touro Mistério (RGD 7015) de Geraldo de Paula. Daí por diante, iniciou-se um processo intenso de infusão desse sangue nas mais de 2.000 vacas Nelore P.O. oriundas de destacados rebanhos da época. Até 1.985, a Manah trouxe 65 cabeças do criador mineiro, sendo 10 machos e 55 fêmeas, constituindo-se na base do plantel Nelore da linhagem Lemgruber da empresa. A partir de 1.980, foram adotados métodos científicos de avaliação genética, sendo um dos primeiros rebanhos a realizar mensurações testiculares e a adotar provas de desempenho invdividual a pasto.

1940

divisor

Geraldo Soares de Paula, pecuarista de Curvelo (MG), passou a adquirir animais da família Lemgruber. Selecionador nato e com grande intuição, tinha convicção de que a linhagem Lemgruber não deveria ser misturada com as importações mais recentes - notadamente a de 1.960/62. Em suas mãos, a linhagem permaneceu fechada e pura, sem a influência desse sangue novo que propagou-se em grande escala por todas as regiões do Brasil.



2001

divisor

Todo o gado Nelore Lemgruber existente em Brotas - constituído por mais de 3.700 animais P.O. - foi adquirido pelos irmãos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, e transferido para a Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG), dando continuidade à seleção iniciada por Manduca em 1.878 e que teve seqüencia nos trabalhos de Geraldo de Paula e da Manah.




2005-2008© Copyright Fazenda Mundo Novo.Webmaster: Suindara TI