Cipec Agropecuária - Faz. Mundo Novo - BR050, km125 - Cx.Postal 6006 - Uberaba/MG
CEP 38040-970 - E-mail: mundonovo@fazendamundonovo.com - Fone:(34)3359-0201


Critérios de seleção



Seguindo os ensinamentos de J. Bonsma, a Fazenda Mundo Novo lastreia sua seleção em 4 princípios básicos:

  1. Adaptação ao Ambiente: Todo o rebanho Lemgruber da Mundo Novo permanece o ano inteiro no pasto, recebendo somente um adequado suprimento de minerais e água à vontade. Os tratamentos sanitários obedecem a legislação em vigor, reduzindo-se ao mínimo o uso de produtos químicos para o combate aos endo e ecto-parasitas. Dessa forma, a seleção é direcionada para as condições ambientais predominantes na maioria das fazendas de nosso país.
  2. Fertilidade: As fêmeas e os machos devem ser sexualmente precoces e férteis, além de apresentarem uma longa vida reprodutiva. Com um maior número de crias, a amortização dos custos de produção desses(as) reprodutores(as) torna-se mais reduzida.
  3. Aptidão Econômica: Várias características são avaliadas na busca de animais com maior eficiência econômica e funcional. Cuidado especial é tomado permanentemente na formação dos Grupos de Manejo, para aperfeiçoar as comparações:
  4. Peso ao Nascer e Habilidade Materna: preservando a facilidade de parto e obtendo desmamas mais pesadas.


    Ganho de peso: maior velocidade de ganho de peso após a desmama. Nos machos, através da realização de Provas de Ganho em Peso a Pasto/ABCZ e nas fêmeas, pelos pesos ajustados às Idades-Padrão de 365 e 550 dias.


    Temperamento: animais dóceis facilitam o manejo, requerem menos mão de obra, são mais produtivos e sofrem menos perdas por contusões e fraturas.


    Conformação para Corte: costelas mais arqueadas e profundas, concentração de músculos no quarto traseiro e acabamento mais precoce, são atributos desejáveis numa raça de corte.


    Bainha: o comprimento adequado de bainha, bem como a angulção e a ausência de prolapso do prepúcio são características importantes para animais de campo.


  5. Padrão Racial: É fundamental a preservação das caracteristicas morfológicas preconizadas para a raça Nelore e avalizadas através da concessão dos Registros Genealógicos de Nascimento (RGN´s) e Definitivos (RGD´s) pela ABCZ.


Avaliação Genética: todas as mais de 20.000 informações obtidas todos os anos são enviadas para o Departamento de Genética da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP/Pirassununga (SP), que elabora um completo Sumário de Animais, onde vão relacionadas as DEP’s (Diferenças Esperadas da Progênie) das diversas características avaliadas, para todas as categorias de animais.



2005-2008© Copyright Fazenda Mundo Novo.Webmaster: Suindara TI